Home/Conheça/História

Futebol, um marco do clube

O Clube Recreativo Araucária foi fundado em 7 de setembro de 1951.

Uma nota publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, no dia 11 de setembro de 1951 informou:

“Em 7 de setembro de 1951, na localidade denominada Sede São Lourenço, no distrito de Campo-Erê, município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, foi fundado uma sociedade civil, com fim de cultivar o esporte futebolista e outros, bem como proporcionar reuniões esportivas e dançantes. A sede da sociedade é na localidade supra mencionada”

A prática esportiva, atenuada principalmente no futebol, foi um dos pilares do desenvolvimento do clube. No início da segunda metade dos anos 50, começou ser idealizado a construção do campo de futebol, através da união de poucos, mas corajosos idealizadores, que de mãos dadas e muito trabalho fizeram esta transformação.

No início de 1960, foi criada a Liga de Futebol do Clube Recreativo Araucária. O primeiro grande campeonato de futebol da cidade, onde participaram 14 equipes, e o qual o próprio time do CRA, na época, o mais estruturado e competitivo, venceu.

O time de São Lourenço, então representado pelo CRA, foi, por um logo tempo, um dos times mais importantes e vencedores da região. Vale destacar, que participou inclusive de campeonatos paranaenses, pois na época, não existiam ainda rodovias para o fácil acesso ao oeste catarinense.

Entre 1962 e 1963, foi construída a nova sede do clube (até então a sede oficial do clube era sobre o chamado “Bar do Balotim”, hoje, o atual prédio da biblioteca pública municipal). Esta sede era uma construção de madeira, a qual foi substituída pela atual, em 1982. Na ocasião, ocorreu um grande baile do chope, justamente para oficializar o fim de uma era de ouro, mas que prometia reinventar-se a partir desta nova data.

O carnaval mostra sua força

Vale destacar também, que além do futebol, outro fato extremamente marcante em quase toda a história do clube, foi o carnaval. Desde o início, já nas primeiras gestões e até meados dos anos 90, foliões de toda a região, oeste catarinense e sudoeste do Paraná, vinham pular o carnaval no CRA. Entre meados de 1970 e 1980, foi o grande auge, sendo São Lourenço, uma das cidades destaque do carnaval regional. Aos lourencianos desta época, como não lembrar dos famosos blocos de carnaval, como Turma do Saco, Caverá e outros…

Referente aos bailes em geral, principalmente nas décadas de 80 e 90, o CRA teve uma importância tão grande no contexto social da cidade, que era normal, as outras entidades agendarem seus eventos, em função de agenda programada pelo CRA. Ou seja, dia de baile no CRA era um evento de sucesso comprovado e esperado pela população.

Adendo às promoções feitas pela presidência do clube, o CRA sempre foi o destino de escolha para realizações pessoais, como baile de debutantes, aniversários, casamentos, festas de empresa e outros.

Enfim, as piscinas

Em 1998, outra grande transformação do clube, foi a construção do complexo de piscinas do CRA. A partir deste momento, o clube forneceria, além do espaço do salão social e de futebol, uma nova estrutura de laser para o uso dos associados. A partir daí, o clube foi recebendo, a cada administração, características que formam toda a sua estrutura atual, como o estacionamento, sauna, churrasqueiras e área geral de convivência.

Tudo isto, resume-se ao próprio slogan do clube, que simplifica todos os momentos vividos pelas diretorias que assumiram o clube, mas principalmente, pela sociedade que sempre fez parte e é a sua alma: CRA – UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS!

Fotos históricas